APRESENTAÇÃO
Solteiro, nascido em Guaratinguetá (SP), mora em São José dos Campos (SP) desde 1981. É formado em Processamento de Dados pela Universidade de Taubaté e Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie(SP), fez pós graduação em Engenharia de Software pela Universidade do Vale do Paraiba (S.J.Campos).

Fotógrafo free-lance e guia de turismo, vem se dedicando a programas ambientais de incentivo a prática do cicloturismo associado à fotografia.

Possui conhecimento em técnicas de primeiros socorros, liderança de grupos em atividades ambientais, administração de riscos e planejamento logístico.

O INÍCIO DA AVENTURA
Juntamente com o amigo Flávio Craveiro começou a fazer as primeiras aventuras de bicicleta pela região de São José dos Campos.

No ano de 1991 fez sua primeira grande viagem de cicloturismo pela França e durante dois meses pedalou por várias regiões do país. Desde então vem praticando e divulgando o cicloturismo, tendo pedalado mais de 5.000 quilômetros em viagens de bicicleta.

EXPEDIÇÕES SEGUINTES
Após realizar várias viagens pequenas e médias pela região do Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, realizou sua primeira expedição "solo" de bicicleta em 45 dias pela Argentina e Chile em 1997.

No ano 2000 percorreu de bicicleta o Caminho de Santiago de Compostela atravessando todo o norte da Espanha.

PARTICIPAÇÃO
É integrante e colaborador do Clube de Cicloturismo do Brasil, tendo participado de feiras de esporte e aventura, tais como: Adventure Fair 2001 e 2002 no Parque do Ibirapuera-SP , Salão das Duas Rodas 2001 no Anhembi-SP, Salão das Duas Rodas 2003 no Centro de Exposições Imigrantes-SP, I Encontro Nacional - Half Dome de Cicloturismo e Aventura em Lambari-MG / 2002 e II Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura em São Francisco Xavier-SP / 2003.

Desenvolve projetos de incentivo ao cicloturismo com vivências em exposições, palestras motivacionais e workshop em escolas, empresas, universidades, tais como: SESC Taubaté, SESC S. J. Campos, SESC Interlagos / SP, UNIP – Universidade Paulistas, UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba, Instituto ICBEU, Colégio Mater Dei.

Através do Clube de Cicloturismo do Brasil é colunista do site WEBVENTURE na área de cicloturismo.

Participou como palestrante do "Seminário Regional sobre Turismo de Aventura" realizado na cidade de Taubaté-SP, a convite da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolviemento Econômico e Turismo do Estado deSão Paulo.

DIVULGAÇÃO

Diversos de seus trabalhos foram divulgados nos principais meios de comunicação regional tais como: SP/TV – Vanguarda Paulista, Programa Opção de Vida – TV Bandeirantes, Jornal ValeParaibano, Jornal O Diário. Obteve prêmio na categoria “Paisagem” no concurso anual da revista "Photo & Camera" realizado em dezembro de 1999.

Possui fotos publicadas em matérias de jornais e nas revistas “A Revista do Explorador”, “Photo & Camera” e “Aventura & Ação”. Possui matéria em vídeo publicada na segunda edição da revista digital Alcance Aventura.

NOVA EXPEDIÇÃO
Através dos livros de aventura, exploração e motivação, busca inspiração e estímulo para planejar e realizar suas expedições.

Atualmente prepara-se para realizar em junho de 2004 mais uma expedição do Projeto Viagens. "UMA BICICLETA, UMA LATA E MUITAS IMAGENS" é o nome de sua cicloviagem pela trilha do ouro de bicicleta, onde vai utilizar diversos meios de mídia como forma de registrar sua aventura. Um desses meios de mídia, será a utilização de uma lata de alumínio como câmara fotográfica.


Para entrar em contato:
• Telefone: (12) 3922-2498 / (12) 9721-0383
• E-mail: walterjr@ieav.cta.br


Página Inicial